Dobradura com desenho

 23/4/2025


                                         Exemplo de tema que podia ser usado na dobradura



Essa foi a atividade proposta para a oficina de arte do dia 17/4/2025, ministrada por mim na casa de repouso em que eu trabalho para 26 idosas com faixa etária entre 60 e 98 anos que apresentam algum tipo de demência ou Alzheimer. O objetivo era realizar a dobradura - que originalmente representa uma tulipa - colar no sulfite, e completar a dobradura com um desenho livre.
Apesar da dobradura ter a intenção de representar uma tulipa, foi muito divertido e interessante ver como cada uma das idosas interpretou a figura de uma forma; algumas viram flores, outras viram um chapéu, um casaco, um barco e por aí vai.

Materiais:
Folha sulfite
Papel colorido para dobradura (o ideal é um papel próprio para origami, mas um papel de gramatura baixa que seja facilmente maleável também funciona)
Cola bastão ou líquida
Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
Opcional: tesoura, papéis estampados ou coloridos, eva

A atividade proposta tem como objetivo o desenvolvimento da coordenação motora, da capacidade cognitiva e da criatividade, com o intuito de promover melhora na qualidade de vida  e desenvolvimento da independência em atividades cotidianas que utilizam as mãos. A atividade também estimula a memória, uma vez que a dobradura exige da pessoa que está o executando a capacidade de se lembrar dos movimentos corretos para conseguir chegar no resultado final.

atendidas realizando a atividade


A técnica de dobrar o papel para formar figuras é chamada de Origami, e tem sua origem no Japão por volta de 1600, e foi popularizada no mundo todo. A técnica consiste em simples dobraduras no papel que podem ser combinadas de diversas maneiras para criar diferentes designs e figuras. Não é preciso ser especialista ou ter prática em fazer origami previamente para realizar uma dobradura. Ao fazer a dobradura, a coordenação motora fina (movimentos na combinação: mãos, olhos, músculos) é reativada através do contato das mãos e pontas dos dedos no papel, bem como os movimentos produzidos. Quanto mais trabalhamos os músculos das mãos, mais as juntas se fortalecem.

O origami é extremamente benéfico para pacientes que apresentam doenças cerebrais nomeadas dentro do termo guarda-chuva “demência”, pois estas doenças afetam as capacidades de raciocínio e memória, que são justamente as capacitações necessárias para a realização da dobradura, que, quando praticada, são lentamente reativadas. De acordo com o portal Feros Care especializado em cuidados com a terceira idade, a prática do origami entre idosos ajuda a reduzir o stress e a ansiedade e o senso de conquista, uma vez que ao ver o papel transformado em uma figura, o idoso percebe que foi capaz de criar algo novo. Idosos que fazem exercícios de origami apresentam uma melhora positiva na função mental, linguagem e coordenação motora, reduzindo doenças como Alzheimer e Parkinson (ONO, BARBOSA, 2022).

O origami associado a arte, estimula diretamente o cérebro nas áreas sensitivas (tato), visuais, motoras e emocionais.

FONTES

FEROS CARE: GROW BOLD. The Benefits of Folding Origami for Seniors. Disponível em: <https://www.feroscare.com.au/feros-stories/articles/the-benefits-of-folding-origami-for-seniors>. Acesso em: 7 de abril de 2025.

REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. Origami: uma aprendizagem para a vida. Disponível em: <https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:IHYv-xp0HSAJ:scholar.google.com/+origami+coordena%C3%A7%C3%A3o+motora&hl=pt-BR&as_sdt=0,5>. Acesso em: 7 de abril de 2025.

SIRINA HOME HEALTH CARE. Origami is a great hobby for seniors. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HU40kOWUotY>. Acesso em: 7 de abril de 2025.

WIKIPEDIA. Origâmi. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Orig%C3%A2mi>. Acesso em: 7 de abril de 2025.


Comments