Colagem com formas geométricas

 23/4/2025


                                                      Colagem com formas geométricas


Essa foi a atividade proposta para a oficina de arte do dia 3/4/2025, ministrada por mim na casa de repouso em que eu trabalho para 26 idosas com faixa etária entre 60 e 98 anos que apresentam algum tipo de demência ou Alzheimer. O objetivo era identificar as figuras dentro do saquinho zip entregue a elas e colar a figura do saquinho em cima da figura correspondente na folha. 
Criei essa atividade no Canva.

Materiais:
Folha para colagem
Saquinho zip com as figuras 
Cola bastão
Tesoura

A atividade proposta tem como base o desenvolvimento de habilidades manuais com o intuito de promover independência e melhora na qualidade de vida, sendo a combinação de coordenação motora e o método Montessori. Enquanto a coordenação motora é a capacidade de controlar os movimentos do corpo, o método Montessori procura desenvolver o potencial já existente em diferentes campos.

Maria Montessori desenvolveu o método de aprendizagem Montessori a partir da observação de crianças em diferentes ambientes. Apesar de ter desenvolvido o método com esta faixa etária, ele também pode ser aplicado à terceira idade, e tem se mostrado eficiente em pacientes com demencia devido ao seu potencial de treinamento pessoal capacitando a pessoa a atender suas necessidades diárias e desenvolver o cérebro. As atividades montessorianas permitem que a pessoa possa aprender e entender que ela pode estar no controle, pode ter o poder da escolha e pode ter autonomia e independência.

as residentes realizando a atividade

Atividades montessorianas envolvem sequência e memória. A memória processual (memória de longo prazo) ainda está relativamente preservada em idosos com demência, portanto, atividades montessorianas são populares em pacientes com Alzheimer (BRANDÃO, 2012). Através da atividade, é possível treinar os mesmos movimentos repetidas vezes, reativando a memória processual e trazendo de volta, lentamente, os movimentos perdidos ao longo do tempo. Desta forma, a atividade proposta procura trabalhar a sequência através dos movimentos repetidos de recorte e colagem, e a escolha através das cores para cada espaço na folha.


FONTES

AMERICAN MONTESSORI SOCIETY. The Montessori Method Applied to Dementia: An International Perspective. Disponível em: <https://amshq.org/blog/dementia/the-montessori-method-applied-to-dementia/>. Acesso em: 31 de março de 2025.

BRANDÃO, DFS JI. Brandão DFS, Martín JI. Método de Montessori aplicado à demência – revisão da literatura. Rev Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre (RS) 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rgenf/a/5Cw57rh7cSt8fxqnKdNMGNg/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 31 de março de 2025.

Jennifer Bush. Montessori For Dementia at Clark Retirement Community. Youtube, 16 out. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uWjsFONmnrA&ab_channel=JenniferBrush >. Acesso em: 31 de março de 2025.

LAR MONTESSORI. Método Montessori. Disponível em: <https://larmontessori.com/o-metodo/>. Acesso em: 31 de março de 2025.

THE GLOBAL MONTESSORI NETWORK. Cutting and Pasting Activity. Disponível em: <https://theglobalmontessorinetwork.org/resource/primary/pasting-english/>. Acesso em: 31 de março de 2025.




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